segunda-feira, 7 de junho de 2010

Leitura recomendada

Se alguém tiver interesse em conhecer as raízes do que hoje ocorre no conflito entre Israel e palestinos, recomendo a seguinte leitura:

Seis Dias de Guerra, de Michael B. Oren. Leitura imperdível para quem não é familiarizado com as raízes do conflito ter dados históricos bem contextualizados para formar sua opinião.

Embora, naturalmente, o livro seja centrado na Guerra dos Seis Dias especificamente, ele descreve com clareza a evolução dos fatos que culminaram com guerra e também dá a indicação das consequências dela advindas.

Um dos aspectos mais interessantes do livro é que ele mostra a retórica dos países árabes (Egito, Síria Jordânia) contra a existência do Estado de Israel e em suposta defesa dos palestinos e, sem dificuldade, verificamos que é rigorosamente a mesma retórica que ainda hoje vemos nas críticas mais virulentas que são feitas contra Israel como, por exemplo, as que estão pipocando atualmente em virtude da abordagem do Mavi Marmara. São aqueles velhos refrões de esquerda da década de 1960 a que me referi no post anterior.

O livro tem uma abordagem bem ampla sobre o conflito, situando-o em seu contexto regional e internacional, mostrando o papel de todos os envolvidos direta e indiretamente.

Sabem por que a Jordânia entrou na guerra e, derrotada, deu ensejo à ocupação por Israel da Cisjordânia e Jerusalém Oriental? Leiam o livro. Aposto que muitos vão se surpreender!

Nenhum comentário:

Postar um comentário